O QUE É MÚSICA AFINAL?

Seja muito bem vindo! Quer saber o que é música? Me acompanhe aqui e descubra.

Se você pesquisar o que é música no Google, vai encontrar muita coisa. Desde conceitos mais simples, até grandes textos elaborados. Realmente, a teoria musical, estudada a fundo, contém alguns conceitos um pouco complexos. Mas não precisa ser assim. Não precisa começar assim.

Minha missão aqui é trazer pra você, de forma resumida, um conceito simples, para que, mesmo quem não entende muito dessas coisas consegue entender. Vou compartilhar isso com você.


O CONCEITO

Pensando em como a música funciona, e tendo estudado diversos conceitos, eu me fiz uma pergunta:  Como definir isso de forma simples?

Cheguei no seguinte resultado:

Música é a arte de combinar sons agradáveis (ou de forma a agradar) ao ouvido.

Tudo o que nossos ouvidos percebem pode ser duas coisas: ou é um som constante (uma nota musical, por exemplo), ou é um som inconstante (barulho, ruído). Vejamos isso em mais detalhes.

ONDAS SONORAS

Tudo o que nós entendemos como som são na verdade ondas, que chamamos de ondas sonoras. Essas ondas são formadas pela vibração das moléculas de ar, e isso é captado pelos nossos ouvidos. Nosso cérebro então recebe isso e converte em algo que possamos escutar.

O tipo de som que ouvimos depende do tipo vibração que nossos ouvidos captam. As ondas que criam sons agradáveis são as chamadas ondas regulares. Elas são estáveis e mantém uma frequência constante.

As ondas são medidas por hertz, que são as oscilações por segundo (o número de vezes que elas se repetem dentro de um segundo). Quanto maior essa frequência, mais agudo será o som.

O RUÍDO

Assim como temos as ondas sonoras que são agradáveis aos nossos ouvidos, existem também as ondas que não são. São ondas que, diferente das ondas regulares, não seguem um padrão constante. São as ondas irregulares.

Alguns exemplos de ondas irregulares são: o som de um prato caindo no chão, vidro quebrando, ou o som de alguém mastigando. São sons onde a frequência é muito difícil de ser medida.

OS 3 ELEMENTOS DA MÚSICA

Bom, agora que já vimos o básico sobre ondas sonoras, falemos sobre os elementos principais da música em si. Ela se subdivide em 3 outras partes, que são: Melodia, Harmonia e Ritmo. Talvez você já tenha ouvido falar nesses termos. Mas vamos ver o que eles significam.

MELODIA

Podemos dizer que a melodia é a parte que mais se destaca na música. É uma sequência de notas, que são executadas uma após a outra, criando assim uma linha melódica. Dá pra dizer, também, que é a parte cantada de uma música, ou a parte que pode ser cantada.

HARMONIA

A harmonia é a base sobre a qual a melodia se apoia, ou seja, o corpo da música.  A harmonia está relacionada aos acordes, que são conjuntos de notas tocadas juntas, de forma simultânea.

RITMO

Muitas pessoas confundem ritmo como sinônimo de “bateria”. A palavra ritmo é bastante utilizada para representar uma levada de música – samba, rock, jazz, forró, entre outros. Mas na teoria musical, o significado é um pouco diferente desse.

Na verdade, a palavra ritmo diz respeito às durações das notas. Ou seja, é a combinação de notas mais longas e outras mais curtas.

Curso de Teclado William Silva

Resumindo o que vimos aqui, é impossível haver música sem esses três elementos chave. Tudo o que envolve música precisa deles para existir.

Vamos a um exemplo prático:

  • uma pessoa toca saxofone e faz um solo. Esse solo é composto por várias notas. Essa é a melodia da música.
  • Cada uma das notas desse solo do saxofone possui uma duração específica. Ou seja: uma é mais longa, outra é mais curta, outra é mais longa, e assim por diante. Esse é o ritmo da melodia.
  • Junto com o saxofone, existe outra pessoa tocando outro instrumento musical, um teclado por exemplo. Ele está tocando várias notas simultaneamente (acordes), fazendo uma base para o solo do sax. Essa base é a harmonia da música.

Espero que tenha ficado simples de entender o conceito. Conhecer a base é muito importante, pois é ela que nos ajuda a avançar nos estudos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *