PORQUE É MELHOR COMEÇAR A TOCAR MÚSICA COM O TECLADO

Olá, tudo bem?

Violão, guitarra, baixo, teclado, bateria, saxofone, violino… Existem tantos tipos de instrumentos que quem não é do meio musical pode ficar um tanto confuso. E quando resolvemos aprender a tocar música, mas não sabemos qual deles devemos escolher? Nesse caso, precisamos de auxílio.

Lembro de quando comecei a me interessar pela música. Não sabia por onde começar. Tive a oportunidade de aprender a tocar teclado, e até hoje sou apaixonado pelo instrumento. Gostaria de apresentar a você meu ponto de vista do porquê de considerar o teclado (ou piano) o melhor instrumento e mais completo para quem ainda não conhece nada de música.


Gostaria que ficasse claro, que não estou desmerecendo qualquer outro instrumento. Pelo contrário! Cada um tem um timbre único, e uma forma única de tocar. Talvez você venha a se identificar com qualquer um deles, e gostar muito mais. Minha proposta aqui se vale de uma série de questões que me fazem eleger o teclado como um dos melhores para entrar no mundo da música, e, a partir dele, se aventurar em outros instrumentos.

Dadas as devidas considerações, vamos aos pontos principais do porquê de o teclado ser o melhor instrumento para aprender a tocar música.

DISPOSIÇÃO DAS NOTAS

Como você deve imaginar, o teclado é um instrumento composto de teclas (daí vem o seu nome). É uma conjunto de teclas dispostas em sequência, onde cada uma reproduz de um som específico ao ser pressionada.

Cada um desses sons é uma nota musical. E no teclado, todas as notas são dispostas sequencialmente. Isso facilita bastante na hora de aprender o instrumento. Basta decorar o padrão e em pouco tempo você já conhece de cor todas elas.

FACILITA O APRENDIZADO DA TEORIA

Já que todas as notas são dispostas de forma sequencial, se torna mais fácil entendê-las visualmente. E isso no aprendizado de teoria musical é um ponto a favor. Em instrumentos como o violão, por exemplo, não temos uma sequência perfeita dessa forma, pois as cordas não representam notas sequenciais.

Mesmo que no teclado tenhamos partitura para as duas mãos, acredito que entendê-la no piano é mais fácil, justamente por esse fator.

TRABALHA BEM A COORDENAÇÃO DAS MÃOS

Como temos pauta para as duas mãos, e a mão direita toca diferente da esquerda, podemos dizer que é um tremendo exercício de coordenação.

Uma série de instrumentos utilizam as duas mãos para tocar, como o violão e a guitarra por exemplo, e alguns outros ainda usam outras partes do corpo, como a bateria (também os pés) e o saxofone (o sopro). Uma vantagem do teclado é que ele é feito para tocar preferencialmente sentado, o que é muito bom.

Tocar música no teclado é uma experiência não somente musical, mas um forma divertida e interessante de trabalhar sua memória e coordenação.

UNE HARMONIA E MELODIA

Dentre os principais elementos da música, estão a Melodia e a Harmonia. Um instrumento capaz de executar esses dois simultaneamente pode até mesmo dispensar o uso de outras fontes sonoras. E isso acontece com o teclado.

Com um pouco de prática, é possível fazer covers de quaisquer músicas inteiramente no teclado. pois você consegue executar acordes ao mesmo tempo que toca uma melodia.

DO CLÁSSICO AO ROCK: COMBINA COM PRATICAMENTE TUDO

Não importa qual o tipo de música que você prefere. Seja você um amante da música clássica, sertanejo ou até mesmo forró, você consegue realizar as mais variadas levadas no piano. Tocar música se torna divertido quando é com aquilo que gostamos, não é mesmo?

Muitos teclados têm várias opções de timbres, que você pode experimentar e usar. Você pode simular um órgão, um acordeon, uma flauta, e até mesmo uma orquestra inteira! Não achou interessante?

PREPARA PARA OUTROS INSTRUMENTOS

Uma vez que você tem conhecimento da teoria, fica muito mais fácil aprender qualquer outro instrumento. Pois a base teórica é a mesma, basta apenas aplicar no novo instrumento.

Comigo foi exatamente o que aconteceu. Após ter aprendido os elementos da música – notas, acordes, funções, campo harmônico e tudo o mais – resolvi me aventurar tocando violão. E realmente, apenas tive que aprender a fazer os acordes, e já estava tocando meu repertório.

Volto a comentar o que disse no começo do artigo. Não estou desmerecendo outros instrumentos ou nem mesmo “ puxando a brasa” para o teclado. Na verdade, qualquer instrumento tem toda a capacidade de trazer aprendizado e crescimento musical.

Tão somente for apresentados pontos que me fazem definir esse instrumento como sendo um dos melhores para aprender a tocar música. E você, concorda com esse ponto de vista?

Não esqueça de deixar sua opinião aqui nos comentários.

Abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *