OS 4 TOP ACORDES DE TECLADO PARA INCREMENTAR SUA PERFORMANCE (E ONDE UTILIZÁ-LOS)

Oi, tudo bem? Bem vindo a mais um artigo do blog.

Se você já está no meio da música e toca a algum tempo, deve saber muito bem a respeito dos acordes. Acorde é um conjunto de 3 ou mais notas tocadas simultaneamente.

Em um acorde base, essas 3 notas se colocam em sobreposição de intervalos de terça, seja maior ou menor. No caso de um acorde maior, o primeiro intervalo é uma terça maior, e o segundo é uma terça menor.


Mas podemos adicionar outras notas em nossos acordes. Cada nota adicionada gera uma tensão (expressão sonora) diferente no som. Podemos simplesmente adicionar essas notas, ou substituir notas do acorde por elas, dependendo do caso.

Aqui nesse artigo, me comprometo a dar a você dicas que, apesar de serem simples, são muito valiosas na sua execução, tanto solo como em conjunto. Me comprometo a te mostrar 4 TOP acordes de teclado, que você vai usar e vai notar a diferença no resultado.

ACORDES COM 9ª

Exemplo acorde C9

Os acordes com nona adicionada estão entre os mais bonitos e interessantes de se ouvir. Com uma sonoridade peculiar, gera uma tensão que não causa estranheza nos ouvidos.

No caso da nona adicionada (na cifra: add9), utilize as notas normais do acorde em questão, mais a nota referente à nona. Ex: no caso de dó, a nona é ré, no caso de fá, a nona é sol, e assim por diante.

Na prática, dá pra dizer que se assemelha a um acorde com segunda adicionada (add2), pois ao invés de executar a nota na oitava acima, normalmente se usa na mesma oitava em que se faz o acorde, aproximando as notas.

Onde Aplicar

Acordes de teclado com nona podem ser usados em acordes de tônica, 4º, 5º e 6º graus. Na minha opinião, usar no 4º grau é sempre uma boa pedida. O 6º grau da escala também dá um bom resultado, mas vai de você experimentar.

Na prática, esses acordes de teclado podem ser usados em qualquer grau da tonalidade, desde que a nona seja uma nota diatônica – faça parte da escala do tom usado. Usando uma Escala Maior como exemplo, evite usar a nona no acorde de 3º e 7º graus.

ACORDES COM 4ª

Exemplo acorde Csus4

Acordes com quarta, diferente dos anteriores, são comumente usados como passagem para outros acordes. Com certeza você já deve ter ouvido esse intervalo usado dessa forma em alguma música.

Curso de Teclado William Silva

Existem duas formas de você executá-los. uma é simplesmente adicionando a nota (no caso de dó, C4) ou suspendendo a terça do acorde (Csus4). A segunda forma é mais comum, uma vez que, ao substituir a terça do acorde pela quarta, o som fica menos pesado, e a tensão mais evidente.

Onde Aplicar

Acordes de teclado com quarta podem ser usados no acorde tônico, e no acorde de 5º grau. Sempre utilize-os suspendendo a terça, e como passagem.

Dica básica: se o acorde em questão dura quatro tempos, toque dois tempos o acorde sus4, e o outros dois tempos o acorde normal.

Se ele dura dois tempos, um tempo sus4 e o outro tempo o acorde normal.

ACORDES COM 7ª MAIOR

Exemplo acorde C7M

Acordes de teclado com sétima ainda estão entre a estrutura base deles. Acordes com apenas 3 notas – ou com 2 intervalos de terça – são os acordes Tríades, enquanto acordes com 4 notas, ou 3 intervalos de terça sobrepostos, são acordes Tétrades.

Quando estudamos o Campo Harmônico na teoria musical, já somos apresentados aos acordes com sétima, seja maior ou menor. Isso porque a sétima completa o acorde dentro da tonalidade, e ela nos ajuda a saber literalmente de qual tom aquele acorde faz parte.

Assim, se um determinado acorde Maior é executado com a sétima Maior, ele com certeza faz parte de um campo harmônico diferente do mesmo acorde porém com a sétima menor.

Mas deixando um pouco de lado a parte teórica da coisa, voltemos ao assunto do título.

Onde Aplicar

Falando apenas de acordes com sétima Maior, utilize-os no acorde tônico e no acorde de 4º grau. Se estivermos falando da tonalidade de Ré Maior, utilize como D7M ou G7M.

Claro que tudo deve ser pensado. Veja se o som combina com o que você quer fazer. Mas normalmente, utilizar esses dois acordes de teclado dentro do tom traz uma sonoridade muito bacana, e, se estiver tocando sozinho ou fazendo algum solo ou fundo musical, vale a pena experimentar.

ACORDES COM 7ª MENOR

Exemplo acorde C7

Para concluir essa lista dos melhores acordes de teclado, falaremos sobre os acordes de sétima menor. No tópico anterior, eu dei uma rápida explicação sobre o que são as sétimas e onde utilizar as Maiores. Agora nos atentemos para as menores.

Acordes Maiores com sétima menor são também chamados de acordes de preparação. Isso porque ela literalmente prepara o nosso ouvido para outro determinado acorde, dependendo em qual deles usamos esse intervalo.

Quando utilizada em acordes menores, ela não produz o efeito de preparação, mas mesmo assim complementa o som do acorde.

Onde Aplicar

Você pode utilizar acordes de teclado com sétima menor no 2º, 5º e 6º graus da escala maior.

Os acordes de 2º e 6º graus não tem uma objeção para utilizá-los, pois complementa a sonoridade do acorde dentro do tom.

Já acordes maiores (no caso, 5º grau) têm o efeito de preparação que mencionei anteriormente. Assim, da mesma forma que os acordes com quarta, você pode usá-los como passagem para anteceder o acorde tônico.

Se o acorde de 5º grau dura 4 tempos, e o acorde seguinte é o tônico: toque dois tempos o acorde normal, e os outros dois tempos o acorde com sétima menor.

EXPERIMENTE NOVAS POSSIBILIDADES

giphy.com

Tocar música é uma atividade que nos exige concentração e dedicação, mas isso não significa que não possa ser prazerosa. Sempre que podemos aplicar conhecimentos e curtir o resultado, vemos que a música se torna algo divertido e envolvente.

Dedique-se, busque conhecimento, e melhore cada vez mais. Você pode ir muito além do que imagina!

Abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *